O que é Orçamento Base Zero OBZ?
O Orçamento Base Zero é uma metodologia bastante interessante, já que não leva em consideração as receitas, gastos e despesas de exercícios anteriores.
Esta metodologia permite que os gestores tomadores de decisão tenham condições de organizar melhor os gastos da empresa, eliminando folgas no orçamento/ gordura, Criando condições de obter informações mais concretas para criação do orçamento do próximo ano.
A principal diferença entre o orçamento tradicional, é que o OBZ não leva em consideração média de despesas anteriores, o orçamento é individual de cada CC(Centro de custo).
Com isso, podemos garantir que as despesas sejam validadas e alocadas com maior precisão, sendo possível mapear o gasto de cada departamento.
Pilares do OBZ:
1. Deve garantir a sobrevivência da empresa, mesmo em um cenário ruim;
2. O gasto total fixo, precisa estar próximo da (MC) margem de contribuição da empresa, levando em consideração o pior cenário possível.
Com isso, é possível eliminar atividades prescindíveis, direcionando os recursos no que realmente agregará valor, obtendo assim diversas vantagens para o negócio.
Atenção a três conceitos para prática do OBZ
- Limiar: consiste em manter os gastos mínimos que uma empresa ou departamento necessitam para conseguir realizar as suas tarefas básicas e atender às exigências legais, considerando o pior cenário possível, (gastos de sobrevivência)
- Incrementos: São os gastos de um departamento fatiados em atividades, onde são mapeadas as despesas com cada atividade e não mais por média de gasto do Centro de custo (com isso podemos entender onde e como o dinheiro da empresa está sendo usado)
- Torre: Com isso chegamos na torre, onde as atividades são mapeadas por ordem de prioridade.
Vantagens do orçamento OBZ
O orçamento Base Zero nos possibilita:
1. Mapear os gastos com maior precisão (mais próximo da realidade);
Avaliar os fornecedores e suas entrega;
Identificar a real necessidade de determinados recursos financeiros;
Termos clara percepção dos riscos atrelados ao negócio;
Adaptação a possíveis mudanças de mercado e que estão atreladas às questões externas.
Regras para implantação do OBZ:
Primeiro de tudo, precisamos mobilizar treinar as equipes/ pessoas envolvidas no orçamento, mostrando a elas a importância da necessidade de cortar custos.
O que faz com que o OBZ seja considerado uma metodologia especial e de alta performance é o fato de que ela traz uma necessidade de mudança de comportamento de todas as equipes envolvidas, já que elimina certos padrões de gastos incutidos na mente dos gestores.
Ao invés de trabalhar com uma mera comparação, é realizado um trabalho mais profundo, focado em um retorno eficiente, de baixo para cima.
Como funciona na prática
A aplicação do Orçamento Base Zero exige dedicação, empenho e treinamento das equipes, já que a sua implantação não é simples e é preciso estar preparado para uma mudança de cultura.
Dessa forma, o processo de adoção do OBZ exige uma série de mudanças comportamentais, mas, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que uma empresa que vai adotar o Orçamento Base Zero precisa ter um histórico completo de todos os seus custos, com uma estratégia detalhada e bem definida e metas divididas por setores orçamentários.
Após esse mapeamento inicial, é possível seguir para os próximos passos:
2. Divisão da empresa em unidades orçamentárias
A empresa é classificada em grupos de orçamento, já que cada grupo segue uma consumo diferente de custo. Após essa classificação, se faz necessário fazer um levantamento do histórico dos custos de cada uma destas unidades.
3. Identificação da estratégia
Após os passos anteriores, é chegado o momento do desdobramento de estratégias e identificação da relação entre elas.
4. Análise das métricas de cada unidade
Avaliação individual dos resultados de cada unidade e das metas no curto, médio e longo prazo.
5. Definição do custo mínimo
Após esses levantamentos, é chegado o momento de definir qual é o custo mínimo que a empresa precisa para se manter ativa. Nessa etapa são eliminados todos os custos supérfluos.
6. Classificar as despesas fixas de cada unidade
Neste momento, em reuniões os coordenadores e Gerentes de cada irão definir e defender o custo mínimo de suas unidades
Como puderam notar, o OBZ é um processo orçamentário complexo e demanda bastante alinhamento, já que é um divisor de águas, geralmente é utilizado por empresas com objetivo concreto de reestruturação, pois essa metodologia realmente define prioridade e separa o Joio do trigo/ supérfluo do primordial
コメント