Que empresa não gostaria de crescer, porem você sabia que crescer rápido demais pode ser um problema, e temos que estar preparados para isso?
Bem-vindo(a), vou escrever um pouco sobre uma experiência que tive há alguns anos, onde a empresa a qual eu trabalhava fechou porque cresceu muito e isso trouxe consequências - Na minha percepção
Crescer não é sinal de amadurecimento e sustentabilidade financeira.
Crescer com sabedoria
Por mais que a empresa seja grande e dite a regra do mercado, ela tem que ter sempre o cliente em primeiro plano, e na sequência a otimização de despesas e custos para saúde financeira. Parece obvio, mas existem empresas que eram grandes potências no mercado e fecharam suas portas, pois cresceram muito rápido sem levar em consideração a boa atenção que a concorrência dava aos cliente.
Em resumo, todo crescimento é uma via de mão dupla, há o investimento para crescer, mas temos que pensar no resultado a longo prazo, pois as despesas podem crescer de maneira desproporcionar a receita, ou fazer despesas fixa de londo prazo, quando da verdade sua receita é tem contrato de curto ou médio prazo.
Também sabemos que a concorrência pode motivar a melhoria de nossos processos ou pode nos derrubar se acharmos que nossos processos não precisão ser revistos, o mercado muda a cada momento, o que não muda são nossas despesas fixas e a necessidade de receita , por isso, a empresa precisa buscar um bom equilíbrio entre crescer e se manter sustentável por meio de idéias inovadoras de preferência de baixo investimento que estejam alinhadas com o momento do mercado.
Ex: hoje um consultório médico que não atenda por Telemedicina esta fardado a ficar em segundo plano na visão de alguns clientes, com isso, outros que já se aventuram nessa nova modalidade estão agregando valor e fidelizando o cliente.
Por isso eu reforço, todo cliente vale ouro, pois é ele que faz nossa receita, nossa propaganda e com base nas vontades dele o mercado se modifica.
Qualquer dúvida ou sugestão podem me escrever.
Obrigado
コメント